sábado, 8 de outubro de 2016

Vecto Mobile: 1ª MVNO brasileira com foco em IoT e M2M

Nasce 1ª MVNO brasileira Vecto Mobile especializada em IoT e 100% Focada em M2M

Vecto Mobile Logo
Lançada recentemente no mercado brasileiro, a Operadora Móvel Virtual (MVNO / MVNE) Vecto Mobile (www.vectomobile.com.br) planeja se posicionar como líder no mercado brasileiro, explorando um nicho ainda desassistido no país, ou seja, a conectividade para Internet das Coisas (IoT) e Máquina-a-Máquina (M2M), com foco nos mercados de Adquirência, Monitoramento Veicular e Connected Cars.

A Vecto Mobile é uma empresa 100% brasileira que tem como foco o atendimento aos gaps de serviços de nicho não cobertos pelas operadoras móveis tradicionais (MNO). Neste cenário, uma das grandes oportunidades para novas MVNO é o atendimento de valor agregado às PME. Outra enorme carência no mercado de Conectividade Móvel é a inexistência de oferta de planos específicos para transportes de dados de baixo e médio volume (focados em IoT).

Para a Vecto Mobile, a diminuta quantidade de projetos de Internet of Things no Brasil não tem como razão as condições pouco favoráveis do mercado brasileiro, como a hiper-tributação do Fistel em comunicações M2M, que tem sido muito criticada pelo setor. No entendimento da Vecto Mobile, a maior barreira para o IoT no país é justamente o custo mensal dos planos de dados cobrados pelas operadoras tradicionais, no caso dos projetos baseados na comunicação M2M (Machine to Machine).
VMNO IoT - Internet das Coisas / Internet of Things
Assim, o real gargalo a ser explorado é justamente a área de conectividade de maior crescimento nos próximos anos, ou seja a telecomunicação aplicada a conceitos de cidades inteligentes, incluindo sistemas de missão crítica (M2M) que demandam maior capacidade.

O modelo de oferta de conectividade móvel atual é engessado e baseado na oferta de pacotes de transmissão de dados focados no usuário normal de dados móveis; não atendendo de forma otimizada a conectividade entre máquinas. Ou seja, para a Vecto Mobile, a disrupção deste modelo passa, invariavelmente, por uma "Uberização" liderada por MVNO específicas para esse mercado. Estas novas operadoras formarão um novo grupo de OTT a reinventar o mercado de serviços de Telecom.

Finalmente, a experiência fim a fim, onde não se vende megabytes transferidos, mas entrega-se trasações IoT bem sucedidas, tem que ser garantida.


Nenhum comentário: