quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cerca de 80% do faturamento do Spotify é pago às Gravadoras

A Parte do Leão - 80% do faturamento do Spotify é pago às Gravadoras
Lion's Share - Parte do Leão
Lion's Share - para os que achavam que os royalties de Filmes e Séries na Internet eram os grandes vilões, aparentemente, as Gravadoras estão sendo até mais leoninas do que os Estúdios no Streaming de Músicas.

O vazamento de um contrato entre o Spotify e a Sony revelou que a Sony exigiu receber cerca de 80% de todo o faturamento obtido pelo Spotify com as canções de seus artistas contratados.

Além disso, o contrato inclui uma cláusula de controle sobre o Spotify no tocante à realização de acordos “premium” com gravadoras concorrentes. Ou seja, o Spotify só poderia assinar estes contratos, caso reveja seu acordo de licenciamento com a Sony, pagando a ela valores semelhantes, com a adição de novas ações exclusivas ou não. Seria uma norma que impediria, por exemplo, a realização de lançamentos exclusivos como faz o Tidal, que anuncia isso como um de seus principais diferenciais.

Por fim, o contrato obriga o Spotify a oferecer seus espaços publicitários por um valor abaixo do padrão à Sony. Desta forma, os anúncios da Sony também atingem os usuários da versão gratuita do Spotify. O valor publicitário pago pela gravadora, gira entre US$ 2,5 milhões e US$ 3,5 milhões, dando a ela o direito, até mesmo, de revender as propagandas para terceiros, independentemente das políticas em vigor pelo serviço de streaming.

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