quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Black Friday Legal 2013: camara-e.net lança Código de Ética

camara-e.net

O “Black Friday Legal”!

Black Friday Legal

Chegou a época dos maiores descontos no Varejo Online do Brasil!

Black Friday Legal
E para melhorar ainda mais a experiência de nossos eConsumidores, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e. net) lança o Código de Ética para o Black Friday, que visa garantir a Veracidade dos Descontos Ofertados durante o evento! Orientando o destaque dos produtos em promoção no site da Loja Virtual.

Assim, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, cumprindo com seu objetivo da “promoção institucional de atividades relativas ao Comércio Eletrônico”, une-se à Black Friday a fim de zelar pela credibilidade e longevidade de ações sazonais de suma importância para as vendas online, tais como o evento Black Friday Brasil, contribuindo para a manutenção do desenvolvimento sustentável do eCommerce nacional.

O Black Friday Brasil já é conhecido como uma data marcada pela mobilização em massa das grandes lojas virtuais brasileiras, tendo se consolidado como o dia no qual ocorre o maior número de pedidos do comércio eletrônico brasileiro. O evento deve gerar um faturamento 25% superior ao ocorrido no Black Friday 2012!

Em nossa visão, atualmente esta data caracteriza-se por uma ação promocional do Comércio Eletrônico baseada em um modelo desregulamentado, onde cada loja cria suas ofertas e aplica seus descontos, sem uniformidade de critérios, o que tem gerado insegurança e expectativas não cumpridas por parte de algumas lojas online. Este fenômeno se repetiu em diversas outras ações promocionais online, tais como: Black Night, Detonaweb, Free Shipping Day, Boxing Day, entre outras.

Deste modo, a camara-e.net visa construir um ambiente auto regulamentado, baseado em um Código de Ética e Auto Regulamentação prático e didático a fim de propor regras claras para as datas promocionais criadas para promover o eCommerce, tendo como base a mecânica do Black Friday.

A intenção da camara-e.net, ao propor este Código de Ética e Auto Regulamentação, é a de contribuir com a credibilidade das promoções na Internet, protegendo eConsumidores e eVarejistas, criando o conceito do “Black Friday Legal”.

Aos moldes do CONAR, esta iniciativa de auto regulamentação contará com um Conselho Curador composto por stakeholders eleitos para zelar pela lisura das promoções durante a campanha.

A adesão dos Varejistas Online ao Código de Ética será tangibilizada pela adoção de um Selo específico, aos moldes do utilizado no Movimento Internet Segura, um dos comitês da camara-e.net, na homepage da loja virtual. Assim, ficará fácil para os eConsumidores identificarem as lojas participantes do “Black Friday Legal”!

Enfim, o Código de Ética e Auto Regulamentação tem como finalidade estabelecer normas de conduta e boas práticas para atuação durante estas importantes datas promocionais do eCommerce.
Todo participante deve se conduzir de acordo com os preceitos da moral, boa conduta e responsabilidade, obedecendo a legislação nacional vigente, em especial o CDC, o Estatuto da camara-e.net e o Código de Ética, resguardando e defendendo a imagem do Comércio Eletrônico nacional, por meio do conceito de parceria e da boa-fé inerentes aos relacionamentos comerciais.

Finalmente, o principal objetivo dessa ação da camara-e.net é evitar a ocorrência de dúvidas com relação às ofertas apresentadas durante as campanhas, norma que será assegurada pela cláusula relacionada à Veracidade das Promoções durante os eventos. Segundo esta cláusula, as lojas se responsabilizam pela veracidade dos descontos, deixando claro quais produtos estão em promoção e quais não sofreram alteração de preço.

Mais informações em: http://www.blackfriday.com.br/ e http://www.camara-e.net/blackfriday/















Um comentário:

Lázaro disse...

Nossa, não fazia a menor ideia que existia esse Código de Ética e adorei ficar sabendo.

O Black Friday no Brasil, principalmente no começo, mostrou várias coisas absurdas. Lojas vendendo pela metade do dobro e sites fraudulentos foi o que não faltou.

Acredito que com esse código de ética as coisas só tendem a melhorar e a dificultar o fraude de empresas que querem enganar os clientes.

Enfim, muito obrigado pelas dicas, gostei muito.

Abraços,
Lázaro.