quinta-feira, 26 de abril de 2012

Padrão ICP-Brasil integra Plataforma Eletrônica de Negociação de Energia Elétrica

Certificação Digital ICP-Brasil integra plataforma eletrônica de Negociação de Energia Elétrica - BRIX





Os setores da economia nacional têm encontrado nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) alternativas de modernização capazes de dar celeridade aos seus processos, garantindo boa imagem perante seus públicos com políticas de responsabilidades social e ambiental. Nesse contexto, a Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) tem confirmado sua importância ao protagonizar a assinatura de documentos eletrônicos, conferindo-lhes integridade, autenticidade, confiabilidade e presunção legal.

A Brazilian Intercontinental Exchange (BRIX), primeira Plataforma Eletrônica do Mercado Livre de Energia Elétrica do Brasil, prepara a implementação da Assinatura Digital nos contratos realizados na plataforma. Com esse recurso será possível assinar e reconhecer eletronicamente a autenticidade dos contratos negociados na plataforma de forma ágil, prática e segura. Em nota, a BRIX declarou que uma das vantagens da utilização de Certificados Digitais ICP-Brasil é a sensível redução de custos envolvidos com o reconhecimento de assinatura em cartórios, bem como com a logística física relacionada.

“Após o fechamento da negociação, a plataforma envia um e-mail para cada uma das partes e é possível a inserção da Assinatura Digital no contrato gerado, eliminando a necessidade de reconhecimento da assinatura em cartório, pois tudo é feito eletronicamente”, explica o CEO da BRIX, Marcelo Mello.

O Mercado Livre de Energia no Brasil foi criado em 1995 e já representa cerca de 25% do consumo de energia do país, movimentando aproximadamente R$ 25 bilhões por ano em transações de compra e venda de energia. Praticamente todas as indústrias de médio e grande porte já se tornaram consumidores livres de energia, e atualmente o mercado livre se expande para os setores comerciais e de serviços. Todos os consumidores cuja carga é superior a 0,5MW (500KW) podem optar por se tornar livres e negociar seus contratos com total liberdade em relação a: volume, preço, prazo, indexação e flexibilidade de consumo.

Fonte: ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Nenhum comentário: