sábado, 10 de setembro de 2011

Facebook ultrapassa Orkut no Brasil!

Pedra cantada!
Social Network Wars
"Orkut is going bye-bye!"
IBOPE: Facebook passa Orkut no Brasil, derrubando liderança de 7 anos!

Facebook vs Orkut
O Facebook ultrapassou de fato o Orkut no Brasil!

Agora é oficial e sacramentado pela medição do Ibope Nielsen Online. O instituto de pesquisas acaba de soltar um comunicado oficial informando que o Facebook tem 30,9 milhões de usuários no País, ou 68,2% dos internautas, ante os atuais 29 milhões do Orkut, líder há sete anos, que passa a deter apenas 64% do marketshare. O 3º lugar fica com o Twitter, que apresenta 14,2 milhões de usuários no país.

A mudança de cenário e a liderança do Facebook não ocorreu de forma inesperada. Na verdade, pelos próprios números do Ibope, enquanto a Rede Social de Zuckerberg dava saltos no Brasil, ganhou 8,7 milhões de usuários entre janeiro e julho, o serviço do Google caía: perdeu 908 mil no mesmo período.

A troca de posições era iminente, pois em julho, apenas 224 mil usuários brasileiros separavam as duas Redes Sociais.

Apenas em agosto de 2011, o Facebook ganhou 2,1 milhões de usuários. O Orkut, obteve crescimento nulo em julho, mantendo o mesmo status em agosto. Neste ano, enquanto o Facebook ganhou usuários em todos os meses, o Orkut aumentou seus números apenas em 2 meses: março e maio, perdendo em 4: janeiro, fevereiro, abril e junho.

Finalmente, é importante frisar que o Ibope mede a quantidade de internautas que acessam a partir do trabalho e de casa. Ou seja, Lan Houses e navegações pelo Smartphone não estão na contagem. O Orkut poderia levar mais vantagem no 1º caso. Enquanto o Facebook, certamente leva vantagem no 2º, por serem usuários mais sofisticados, ou seja, o seu perfil de usuário.

Veja mais em:

- CEO da Google assume ter "errado feito" nas Redes Sociais!
- Você já “orkutou” hoje?

- Posted using BlogPress from my iPad

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom,
em termos de número é dificil dizer, mas o linkedin está "botando pra quebrar", começou modesto mas esta cada vez melhor.

sds,
ps: achômetro