sábado, 30 de julho de 2011

Google+ atrai 20 milhões de usuários em 3 semanas

A nova Rede Social do Google, a Google+, atinge 20 milhões de usuários únicos mundialmente, segundo a Comscore.

Google+

A promessa do Google+ é a de hospedar toda as ferramentas da Gigante das Pesquisas na Web, facilitando seu acesso por meio de uma nova Barra de Ferramentas, que viabilizará acesso automático aos perfis dos usuários, faciltando o compartilhamento de seus conteúdos. O modus operandi geral da Rede Social, no entanto, é similar ao "Newsfeed" do Facebook, rebatizado de "Stream".

Duas semanas atrás, Larry Page, atual CEO do Google anunciou ter atingido a marca dos 10 milhões de usuários no Google+!

Todavia, a quantidade de usuários únicos continuou crescendo e chegou à 19,93 milhões entre 29 de junho e 19 de julho.

Assim, independentemente das críticas e da falta de confiança de que uma nova Rede Social possa ter sucesso, às sombras do Facebook, do Twitter e do LinkedIn, já pode-se dizer que a iniciativa do Google tem sido bem recebida pelos internautas, em suas primeiras semanas de vida.

Ademais, segundo um post recente, no Google+ (é claro!), de Vic Gondotra, VP de Redes Sociais do Google: “Todas as críticas ao Google+ estão sendo endereçadas e as respectivas atualizações aos serviço serão implementadas de imediato".

No entanto, o Google+ continua insignificantemente pequeno, se comparado a seus maiores rivais, pois o Twitter, por exemplo, apresenta mais de 300 milhões de usuários e o Facebook, 3ª maior população do planeta Terra, acaba de anunciar ter aringido a marca de 750 milhões de contas cadastradas.

Assim, surge imediatamente a pergunta: Será o Google+ "the Next Big Thing"?

Uma coisa é certa, a empresa mais influente do Mundo Digital, a Google, deciciu desafiar frontalmente o Facebook e o Twitter, em seus campos de batalha, ao lançar o Google+.

No entanto, mesmo tendo exigido alguns anos de desenvolvimento, o Google+ oferece os mesmos serviços de compartilhamento de fotos, publicação de comentários e exibição de vídeos, que seus concorrentes mais anabolizados já disponibilizam há anos...

Desta forma, qual seria realmente a motivação de negócios (business driver) do Google ao lançar uma nova Rede Social? Ganho de market share no já relevante mercado das Mídias Sociais? Ou apenas uma "crise de ego", pelo fracasso retumbante do Orkut?

Esta pergunta certamente será respondida pelo próprio mercado nos próximos meses. Enquanto isto, segue a lista das 15 maiores Redes Sociais (e serviços online) da atualidade e suas quantidades de usuários:

- Facebook 750 milhões
- Tencent QQ 636 milhões
- Qzone 480 milhões
- Netease 360 milhões
- Windows Live Messenger 330+ milhões
- Twitter 300 milhões
- Habbo 203 milhões
- Gmail 193.3 milhões
- Skype 145 milhões
- Sina Weibo 140+ milhões
- Vkontakte 135+ milhões
- Orkut 120+ milhões
- Bebo 117 milhões
- Badoo 113+ milhões
- LinkedIn 100+ milhões


- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: