sábado, 11 de junho de 2011

A Apple e os Pagamentos Móveis - mPay

Apple abalará indústria de Pagamentos Móveis - Mobile Payment / mPay (Meios de Pagamento na Internet)

Apple e Pagamentos Móveis - mPay (Meios de Pagamento na Internet)

Com a implantação da tecnologia de transações eletrônicas por aproximação no iPhone, empresa pode ser tornar um "PayPal anabolizado".

A Apple pode causar sérios problemas na área de pagamentos móveis caso entre nesse meio, como tem sido divulgado pela imprensa, dizem analistas. Essas informações dizem respeito a planos da companhia para implementar a tecnologia de comunicação por aproximação (NFC - Near Field Communications) na próxima geração do iPhone e iPad. Tal sistema permitiria aos usuários efetuar comprar simplesmente aproximando seus dispositivos de terminais de pagamento, semelhante ao que acontece com o bilhete único em São Paulo.

Tecnologias de pagamento similares surgiram ao redor do mundo há anos e foram recebidas positivamente pelos clientes. O que faz a Apple entrar nesse universo diferente, entretanto, é a gigante base de 160 milhões de usuários do iTunes, disse Avivah Litan, analista do Gartner.

Essa base dá à Apple a possibilidade de operar em grande escala como um "sistema de pagamento fechado” com pouquíssima necessidade de interagir com companhias de cartão de crédito e bancos. Eles podem fechar empresas de cartão de crédito se quiserem isso, e operar da mesma forma que o PayPal fez no mundo virtual.

Os usuários do iTunes provavelmente precisarão continuar a utilizar seus cartões de crédito e contas de banco em seus gastos do iTunes, porém esse pode ser o único momento em que essas instituições financeiras estarão envolvidas no sistema de pagamento móvel da Apple. “Vejo a Apple como um PayPay com esteroides”, comparou Litan.

A possível investida da Apple no mundo do pagamento móvel surgem juntamente com o crescimento no interesse pela NFC. Em novembro do ano passado, A AT&T, a Verizon e a T-Mobile USA anunciaram um projeto chamado ISIS, com a participação da companhia Discover Financial Services e o banco Barclays para introduzir um sistema de pagamento móvel baseado em NFC nos Estados Unidos.

A Google adicionou funcionalidades de NFC em seu smartphone Nexus S, feito pela Samsung, e mesmo o PayPal fechou parcerias com companhias como a Bling Nation na tentativa de permitir que seus consumidores utilizem as contas do PayPal em pagamentos móveis em locais físicas.

Veja no vídeo abaixo como funciona a tecnologia de comunicação por proximidade implementada no smartphone da Google (Android): (http://migre.me/3LztS).

Veja mais sobre mPay em:
1) Google Virtual Wallet - nova plataforma de Pagamento Móvel

2) camara-e.net cria Comitê de Meios de Pagamento na Internet

Posted using BlogPress
From my iPhone

Nenhum comentário: