sexta-feira, 20 de maio de 2011

Video on Demand já domina +30% do consumo da Banda Larga nos EUA

Bandwidth War II - Dando nome aos bois...

Bandwidth War

A Netflix, serviço de Video on Demand (VoD) e Streaming de Filmes Digitais e Séries de TV (serviço similar ao da brasileira @EnterPLAY), se tornou a maior geradora de tráfego de Internet nos EUA, respondendo por 29,7% do tráfego da Internet durante os horários de pico.

Do lado das Telcos, esta é uma tendência nefasta, pois a crescente audiência dos vídeos na Internet (VoD) resulta em uma necessidade imediata e constante de aumento no investimento, por parte dos prestadores de serviços de Internet, em termos de melhorias da infraestrutura. Trata-se de uma decisão de opção da priorização de estratégias excludentes de Churn (rotatividade da clientela de serviços de uma empresa) ou de ARPU (Average Revenue per User). Ou seja, as Telcos se veem numa encruzilhada entre a Fidelização de seus Usuários e a Monetização de sua Rede...

As Telcos dormiram no ponto e agora têm que pagar sozinhas a conta da explosão de demanda por serviços de dados de elevado consumo de banda, que apenas contribuem para a Geração de Receita de empresas como a Skype (com 8 milhões de assinantes) e a Netflix (com 23 milhões de assinantes), nos EUA, a Lovefilm na Europa e a @EnterPLAY, no Brasil.

- Posted using BlogPress from my iPad

5 comentários:

Sergio Messias Baptista disse...

de fato as empresas de telecomunicações ainda não estão preparadas para suportar o trafego de dados dos videos on line. Tive a oportunidade de conversar com 2 grandes executivos de uma empresa que vem crescendo bastante no Brasil com a locação de DVD´s com um sistema de coleta e entrega a domicilio excepcional. O espectro das redes atuais é ineficiente e aliado a isto poucos fabricantes de TV embarcam dispositivos para streaming. Temos muitas oportunidades neste mercado, cade os investidores ? abc, Sérgio Messias Baptista

Gerson Rolim disse...

Prezado Sergio,
Primeiramente, obrigado pelo interesse em comentar meu artigo.
Realmente, a Economia Digital traz em seu DNA uma enorme oportunidade para empreendedores animados como os brasileiros, principalmente agora, que o eCommerce do Brasil é o "pré-sal digital" mundial.
Concordo que não temos histórico nem cultura de "Seed Money", mas nem tudo está perdido, pois os Angel Investors e os Venture Capitalists (VCs) estão chegando: Vide a excelente iniciativa do "Meetup Brasil" (BrazilInnovators / BRNweTech - http://www.meetup.com/BRNewTech/ - @BRInnovators)...
Ao meu ver, já é um bom começo...
Cheers,
Gerson Rolim

Sergio Messias Baptista disse...

Prezado Gerson, obrigado por acrescentar conhecimento ao tema. abraços e Sucessos.
Sérgio Messias Baptista

tassiana disse...

Olá Gerson estou fazendo um artigo sobre Video on demand. Poderia me passar seu e-mail, gostaria de fazer umas 5 perguntas para completar meu trabalho, É possível?

tassiana disse...

Olá Gerson, gostaria de obter seu contato de e-mail. Estou fazendo um trabalho sobre Video on demand e gostaria de llhe fazer algumas perguntas para complementar meu trabalho. Li o seu artigo sobre o assunto e gostei muito.
meu contato: Tassian_16@hotmail.com
abçs.