sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desafio da Internet – Largura de Banda versus Geração de Receita

Bandwidth War I - O inimigo invisível...

Bandwidth War

O Tráfego de Dados cresce 30 vezes mais rápido que a Geração de Receita das empresas de Telecom.

Essa realidade acelerou a obsolescência, que já vinha sendo percebida há alguns anos, do atual modelo de negócios do setor de Telecomunicações.

Assim, pode-se afirmar que o crescimento expressivo da Internet levou o setor de Telecom a uma crise sem precedentes, tanto Financeira, pois, quanto maior a base instalada, menor a lucratividade, quanto de Identidade, pois as Telcos já não sabem se sua missão é a de provimento de infraestrutura de voz e dados e/ou a prestação de serviços de valor agregado.

Mundialmente, a grande discussão das Operadoras de Banda Larga paira sobre o paradoxo que se instalou no segmento. Pois, se por um lado, há uma clara explosão global de demanda pelo consumo de dados... Por outro, a arrecadação das operadoras, que, quando já não está regredindo, vem crescendo muito pouco nos últimos anos.

Desta forma, movimentos do mercado, tais como a aquisição, absurdamente inexplicável do ponto de vista financeiro, da Skype pela Microsoft seriam apenas a ponta do iceberg, mostrando que definitivamente a Galinha dos Ovos de Ouro das Telcos, ou seja, a prestação de os Serviços de Voz, foi crucificada, morta e sepultada...

Trata-se de mais um segmento econômico, ora hegemônico, que, assim como o ocorrido com as Gravadoras Musicais, ao menosprezar o poder de mudança das Regras do Jogo por parte da Internet, não fez seu dever de casa. Neste caso, as Telcos corretamente investiram no desenvolvimento das infraestruturas de Banda Larga, porém negligenciaram o mais importante, ou seja, a Prestação de Serviços de Dados de Valor Agregado.

Este erro estratégico contribuiu para acelerar o processo de comoditização das Telcos, além de canibalizar, por exemplo, a receita de seus serviços de voz... Perdendo espaço para empresas, como a Skype, que se valem de sua infraestrutura, pagando apenas pela conexão, por um valor que se tornará inviável financeiramente para as Telcos, a médio e longo prazos.

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: