domingo, 1 de maio de 2011

Como realizar Sorteios no Twitter?





Depois da explosão do uso do Twitter por brasileiros, algumas palavras se tornaram comuns na vida cotidiana. Algumas delas bem conhecidas, como os “Trending Topics” (os "TT" são listas de assuntos mais comentados no Twitter) e outras não tanto, como os “memes”, (que são algumas gírias e linguagens especiais dos usuários). Essa ascensão do Twitter foi indispensável para que as empresas também se visualizassem neste contexto e a partir daí, criarem Campanhas para Divulgação de seus Produtos e/ou Serviços.

Dentro dessa lógica, surgem estratégias para que essa divulgação ocorra de forma eficaz. Uma das mais utilizadas nesse âmbito é o sorteio. Através de ferramentas gratuitas como o “sorteie.me”, empresas usuárias do Twitter realizam sorteios de seus produtos e serviços para uma viralização que começa no “Retweet”.

Porém, após a análise de algumas campanhas baseadas somente em sorteios para atrair “seguidores”, notamos alguns erros muito comuns: sorteios que não acontecem, produtos mal divulgados, falhas na entrega dos prêmios, falta de especificações/detalhamentos no regulamento e muitos outros... Ou seja, pequenos deslizes que podem manchar, desnecessariamente, a imagem de uma organização pela falta de um planejamento prévio ao sorteio.

Outra falha comum da realização de Sorteios via Twitter é ser seguido por perfis (fakes) que só retuitam promoções para aumentar as chances de ganhar, sob esse âmbito, onde fica o conteúdo e a interação tão defendidos pelo uso das Redes Sociais?

Para aqueles que queiram fazer uso desta interessante prática, seguem algumas dicas simples para o seu Sorteio no Twitter traga apenas resultados positivos à sua estratégia de Social Marketing:

1. Crie uma página com o regulamento do seu sorteio. 99% das pessoas não lerão esta página, mas ela será sua garantia de segurança contra eventuais problemas.

2. Utilize ferramentas para automatizar seu sorteio. Por meio de soluções como o "sorteie.me" fica muito mais fácil realizar promoções de Sorteios via Twitter. Basta inserir quantos usuários deseja premiar, que o @Twitter ou link migre.me servirão de base de dados. Cria-se assim um sorteio seguro e efetivo, pois o sistema gera resultados verdadeiramente aleatórios (por meio do random.org), que ficam armazenados numa página exclusiva.

3. Certifique-se de que o produto esteja disponível para envio imediatamente após o anúncio do resultado do sorteio.

4. Entre em contato com o vencedor via direct message e dê um prazo para que a pessoa responda.

5. Sempre sorteie mais de uma pessoa para o caso da pessoa premiada for desclassificada.

6. Sempre divulgue o link que mostra que o sorteio foi feito de forma idônea.

7. Esteja preparado para enviar o produto para o exterior, ou deixe explícita esta negativa no regulamento.

8. Não force a barra. Não lote a sua timeline de tweets relacionados ao sorteio. Alterne com conteúdo relevante para o usuário. O Twitter é um canal de diálogo.

- Posted using BlogPress from my iPad

Um comentário:

Thiara Deusdedith disse...

Você pode conquistar mais seguidores no Twitter criando diversas campanhas, como por exemplo, concursos de fotos, concurso de legendas de fotos, de redação, promoções ou sorteios. Esse tipo de campanha com certeza irá te trazer mais visibilidade e você ainda irá conquistar engajamento entre seus seguidores, ou seja mais seguidores para seu Twitter. É tudo que você precisa, estar em destaque, ganhar envolvimento do público e mais seguidores. Sendo assim, você irá precisar de um aplicativo que te permite executar campanhas simultaneamente em todas as redes. Além disso, o compartilhamento divulgando a participação de cada usuário é automático e você pode ter acesso as informações de cada participante por meio do painel de controle que será disponibilizado para você. É simples e seguro, pois já vem com todas as regras do Twitter para esse tipo de campanha. Fique por dentro de tudo sobre esse lançamento e muito mais acessando blog.wishpond.com.br