quinta-feira, 17 de junho de 2010

Consumidor mantém em 86,03% a confiança no comércio eletrônico pelo segundo mês consecutivo

Índice de satisfação do e-Consumidor do mês de maio mantém-se no mesmo patamar de Abril.

Satisfacao do e-Consumidor

Pela primeira vez desde que começou a ser apurado em 2009, o Índice de Confiança do e-Consumidor registrou exatamente o mesmo patamar em dois meses consecutivos. O estudo apurou a opinião 113.948 pessoas que fizeram compras em lojas online brasileiras entre os dias 1 e 31 de maio. A principal constatação é que 86,03% delas estão satisfeitas com o desempenho do e-commerce no país. O patamar é igual ao que havia sido revelado em abril.

O indicador, dedicado a atuar na educação do usuário final em relação às melhores práticas na web, é monitorado pelo Movimento Internet Segura (MIS), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

A coordenadora do MIS, Marinês Gomes, afirma que o resultado de maio indica a consolidação de um patamar de confiança considerado extremamente positivo para o segmento. Segundo ela, “A marca de 86,03% fica mais de um ponto percentual acima do patamar considerado de excelência pela camara-e.net, ou seja, 85%. O fato dele ter se repetido em abril e maio, quando o mercado esteve muito aquecido pode ser uma demonstração de que esta seja a média da percepção do usuário sobre a eficiência e segurança da rede para fazer compras”.

Na ótica da camara-e.net, a estabilidade do Índice de Confiança do e-Consumidor revela o acerto das lojas online no que diz respeito a investimentos na tecnologia de segurança, procedimentos logísticos e treinamento. Podemos afirmar que os varejistas eletrônicos estão conseguindo dar o mesmo nível de atendimento independente de variações no volume de compras.

A pesquisa que mede a confiabilidade dos e-Consumidores estimula-os a expressar o nível de satisfação com base em 10 quesitos: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.

 

Índice de Confiança do e-Consumidor – maio de 2010

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Fonte: Movimento Internet Seguracamara-e.net (pesquisa: e-bit)

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