quinta-feira, 10 de junho de 2010

camara-e.net e Mercosul Digital contribuem com a Microsoft para a evolução dos Documentos Digitais

Na 3ª feira (06/junho/10), a camara-e.net e o ITI se reuniram com a equipe de desenvolvedores do Microsoft Office para debater sobre as novas tecnologias de Certificação Digital e sua importância nas ferramentas de autoria de Documentos Eletrônicos.

O evento - DII Workshop - ocorreu no Building 20 da sede da Microsoft em Redmond/WA-EUA e contou com a presença de desenvolvedores de elite da empresa, como David LeBlanc, responsável pela segurança do Microsoft Office. A coordenação do evento ficou a cargo de Doug Mahugh, Lead Standards Professional do Office Interoperability Group da Microsoft. A comitiva brasileira, composta por mim e pelo Ernandes Bezerra do ITI, foi liderada por Raimundo Costa, NTO da Microsoft Brasil.

O DII Workshop (Document Interoperability Initiative) teve como principal objetivo o debate sobre a adoção das novas tecnologias relacionadas ao Documento Eletrônico (assinado digitalmente) nas novas versões do Microsoft Office, específicamente o Office 14, que será lançado este ano, e o Office 15, próxima versão da suite de automação de escritório.

Gerson em seattle

Na oportunidade, eu falei sobre os Avanços Relacionados ao Documento Eletrônico no Brasil e no Mercosul, liderados pela camara-e.net e pelo Projeto Mercosul Digital, respectivamente. Vale ressaltar que a equipe da Microsoft ficou bastante impressionada com o atual estado de desenvolvimento da Certificação Digital na região. Já o ITI, representado por Ernandes Bezerra, discorreu sobre as normativas da ICP-Brasil relacionadas à Assinatura Eletrônica baseada nos padrões CAdES e no XAdES (DOC-ICP-15).

Segue a agenda do evento:

- 8:45am – 9:15am: Breakfast @ Building 20

- 9:15am – 9:45am: Welcome, Logistics & Agenda (Doug Mahugh)

- 9:45am – 10:45am: Public Policy on Digital Document and Electronic Signature in Brazil (Ernandes Lopes Bezerra, ITI/Brazil)

- 10:45am – 11:15am: eID & eSignature in Brazil and Mercosul (Gerson Rolim, camara-e.net/Brasil & Mercosul Digital)

- 11:00am – 12:00am: Office 2010 (Office 14) Digital Signatures (Shelley Gu and Chris Brotsos, Microsoft)

- 12:00am – 1:00 pm: Lunch

- 1:00pm – 1:30pm: Document Security Anti-Patterns (Dennis Hamilton)

- 1:30pm – 2:15pm: Digital Signatures in the Healthcare and Pharmaceutical industries (Cindy Cullen, SAFE BioPharma)

- 2:15pm – 2:30pm: Coffee Break

- 2:30pm – 3:15pm: Presentation on Digital Signatures (David LeBlanc, Microsoft)

- 3:15pm – 4:30pm: Roundtable discussion on selected topics

IMG_0859

Na ocasião, a camara-e.net pôde expor suas considerações e sugestões de melhorias para o Microsoft Office no que tange a sua aderência às tecnologias de certificação digital e assinatura de documentos eletrônicos. Neste caso, uma das sugestões da camara-e.net, relativa ao maior destaque das assinaturas digitais em documentos Word já estará disponível no Office 2010 (aka Office 14 – versão a ser lançada ainda neste ano). Além desta melhoria, a camara-e.net ainda salientou a importância do desenvolvimento de um filtro que permita priorizar a leitura de e-mails assinados digitalmente no Outlook. Esta funcionalidade será possivelmente implementada na próxima versão da suíte (Office 15).

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: