quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Confiança do e-Consumidor: Comércio Eletrônico é aprovado por 86,3% em 2009

Média do Índice de Confiança do e-Consumidor em 2009 ficou 1,3 ponto percentual acima da marca considerada pela camara-e.net como patamar de excelência para as compras pela Internet

Satisfacao do e-ConsumidorAs lojas eletrônicas brasileiras foram consideradas confiáveis por 86,3% das pessoas que fizeram compras pela Internet durante todo o ano de 2009. Essa é a principal constatação do Índice de Confiança do e-Consumidor, aferido pelo Movimento Internet Segura (MIS), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

Ao todo foram consultadas mais de 1,4 milhão de pessoas de janeiro a dezembro do ano passado e a média satisfação revelada pelos pesquisados no que tange ao desempenho das lojas ficou em 86,3%. Durante os 12 meses houve uma variação máxima de 1,7 ponto percentual entre o menor (fevereiro – 85,59%) e o maior (agosto – 87,29%) Índice de Confiança do e-Consumidor.

O coordenador do Movimento Internet Segura, Djalma Andrade explica que a consolidação do estudo feito ao longo do ano revelou que o Comércio Eletrônico brasileiro tem um nível de aprovação junto ao consumidor superior ao de países onde o segmento é mais maduro, tais como os Estados Unidos, por exemplo. “A variação dos números que indicam satisfação foi muito pequena mesmo com o aumento do volume de transações em eventos sazonais e situações controversas, como greves de Operadores Logísticos, enchentes e outros imprevistos”, diz.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) comemora a consolidação de sua previsão feita em novembro de que que a média de satisfação do ano ficaria acima dos 85%, padrão considerado pela Entidade como sendo de excelência para o varejo eletrônico. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a cultura de compras não presenciais é muito mais disseminada do que no Brasil, a média de satisfação é de 82%. Levando-se em conta toda a complexidade das compras pela Internet, principalmente num país com dimensões continentais como o Brasil, temos consciência de que é muito difícil alcançar patamares próximos a 80% de satisfação, por isso consideramos 85% um marco de eficiência para o segmento.

Somente no mês de dezembro foram pesquisadas 150.998 mil pessoas entre os dias 1 e 31, e o Índice de Confiança do e-Consumidor do mês do Natal fechou em 85,98% de satisfação. Neste período (15/11 a 24/12), foram movimentados R$ 1,6 bilhões em vendas de bens de consumo. Esse valor representa um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2008, quando o faturamento para a data sazonal foi de R$ 1,25 bilhões.

Esse faturamento expressivo mostra que o consumidor está mais preparado e programado para comprar via web, além de estar com a confiança retomada para fazer compras.

As lojas virtuais tiveram que se programar para atender todas as demandas. Sem uma estrutura e logística ficaria difícil receber tantos pedidos no período natalino. O volume de compras nessa época é intenso, já que as pessoas têm o hábito de dar muitos presentes, tanto para amigos, quanto para familiares. Por isso, um planejamento antecipado por parte das lojas é mais do que necessário para obter sucesso em datas como essas.

Nas pesquisas colhidas pára o Índice de Confiança do e-Consumidor as pessoas são estimuladas a expressar o nível de satisfação com base em 10 quesitos: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.

 

Índice de Confiança do e-Consumidor em 2009

clip_image001

3 comentários:

Dermeval disse...

O Brasil demonstra um grande potencial para o ecommerce, até estranho esse grau de confiança, não pensei que era tão alto. Então outros fatores precisam ser detectados, pois acho que o ecommerce Brasileiro aínda tem muito o que crescer, e se o problema não é a confiança,então qual seria?

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Analista de Suporte. Melissa.

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Melissa