terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Comércio Eletrônico fatura R$ 1,6 bilhão no Natal de 2009

No Natal, período entre 15 de novembro e 24 de dezembro, o Varejo Online apresentou alta de 28% em relação à 2008.

Carrinho As vendas do Comércio Eletrônico brasileiro movimentaram 1,6 bilhão de reais em bens de consumo no período natalino deste ano, uma alta de 28 por cento em relação ao ano anterior.

Segundo dados da camara-e.net, durante o período entre 15 de novembro e 24 de dezembro, as vendas de cerca de 1,6 bilhão de reais representam novo recorde para o varejo online do país e um avanço sobre a marca de 1,25 bilhão de reais registrada um ano antes. A expectativa da Entidade é que haja expansão maior nos próximos anos.

O vulto do faturamento deste Natal mostra que o consumidor está introduzindo, cada vez mais, as compras via web em seu cotidiano. Assim, nos próximos anos, o crescimento deverá ser ainda maior. A nossa projeção é um crescimento mínimo de 30% em 2010, em relação aos patamares do ano passado.

Ainda segundo a Entidade, a categoria mais procurada foi a de livros, seguida pela de eletrodomésticos, segmento ainda impulsionado pela redução de Imposto sobre Produtos Industrializados, e saúde, beleza e medicamentos. Itens de informática e eletrônicos ficaram, respectivamente, na quarta e quinta posições.

O maior dia de vendas foi 16 de dezembro, no qual registraram-se 150 mil encomendas, cerca de 50 por cento acima do volume de um dia normal.

Outro importante sintoma da grande evolução pela qual passa o comércio eletrônico em nosso país é o crescimento da preferência do consumidor por produtos de alto valor agregado, como bens de informática e eletrodomésticos, contra a dominância de itens mais baratos até poucos anos atrás, como CDs e DVDs.

Por fim, a comparação do crescimento das vendas no varejo físico e no online mostra-nos a dimensão da oportunidade de negócios representada pela economia digital no Brasil, pois, enquanto o comércio eletrônico apresentou um crescimento de 28 por cento no período do Natal na comparação anual, o varejo físico cresceu 8,4 por cento, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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