quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Twitter remodela seu design, posicionando-se como um site de Tendências e Notícias

Twitter lança nova interface de sua home page.

Twitter Com novo foco, Twitter se concentra na pesquisa e ranking de tópicos mais discutidos do microblog e na pesquisa na Rede Social como um todo.

A primeira experiência dos internautas com o site, em 2006, foi a de migração do conceito do SMS para a Internet, permitindo o envio de “short messages” para conhecidos via web. No entanto, o Twitter tem evoluído de forma sustentada nos últimos anos, tornando-se uma ferramenta multimídia em tempo real.

O site já coleciona diversos exemplos de sua utilização como um comunicador real-time, reportando: terremotos, a censura na eleição iraniana e o falecimento do Michael Jackson, entre outros. Esta nova face do Twitter contribuiu para posicioná-lo como uma Rede Social onde os usuários têm acesso à “furos de reportagem” e às tendências da Internet. Esta evolução da ferramenta exigiu uma remodelagem de sua interface, que culminou no lançamento de sua nova home page.

Twitter homepage

Segundo o co-fundador do Twitter, Biz Stone, "demonstramos a força do Twitter como um motor de pesquisas sobre “o que está acontecendo neste momento” por meio das ferramentas de “Search and Trends”, que freqüentemente indicam um sentimento por parte de nossos usuários que nos leva inevitavelmente a um questionamento muito mais abrangente, ou seja, "Como eu posso fazer parte dos acontecimentos?"

Devido a sua habilidade ubíqua de pesquisa e descoberta sobre as tendências atuais, o Twitter já vendo sendo visto uma janela para o “Zeitgeist”[i]

Em alguns casos, o “Sinal dos Tempos” (Zeitgeist) pode ser materializado no simples desejo de ganhar um iPhone em uma promoção do Twitter, já, em outros casos, o Zeitgeist pode representar “furos de reportagem” sobre personalidades, empresas ou eventos globais que podem afetar diretamente a vida de todos nós.


Zeitgeist ou “Genius Seculi”[i] Verbete na Wikipedia - pronúncia: tzait.gaisst) é um termo alemão cuja tradução significa espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

Nenhum comentário: