domingo, 7 de junho de 2009

Internet Banking atinge 32,5 milhões de contas em 2008

Em 2008 as Transações Bancárias via Internet atingiram R$ 7,93 bi.

internet_bankingAs transações bancárias via Internet representaram 18% do total movimentado pelos bancos em 2008, saltando para R$ 7,93 bilhões. Este valor foi 14,4% superior aos R$ 6,93 bilhões de 2007, segundo a pesquisa “O Setor Bancário em Números”, divulgada no CIAB 2009 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As transações via Internet Banking realizadas por pessoas jurídicas totalizaram R$ 3,92 bilhões, alta de 12,9%, enquanto as realizadas por pessoas físicas alcançaram R$ 4 bilhões, aumento de 15,8%. Já as transações feitas nos caixas das agências somaram cerca de R$ 4,5 bilhões, incremento de 5,1%, enquanto as concluídas em terminais de auto-atendimento cresceram 4,3%, para R$ 13,36 bilhões. Assim, o Internet Banking já representa o segundo maior canal em transações bancárias no país.

O Brasil atingiu 32,5 milhões de contas de Internet Banking em 2008, número 9,1% maior do que as 29,8 milhões de contas em 2007. O total de contas correntes em 2008 foi de 127,5 milhões. Segundo Gustavo Roxo, diretor de tecnologia da Febraban, esse número é bastante relevante, principalmente pelo fato de ter avançado de forma mais acelerada do que o número de contas correntes ativas, cujo crescimento foi de apenas 7% em 2008.

“Essa é uma tendência que se manterá pelos próximos anos. Com o avanço do acesso à Internet no Brasil, cada vez mais as pessoas passarão a utilizar a web para realizar suas necessidades bancárias. Inclusive, o brasileiro já se sente muito mais seguro para realizar transações financeiras pela web”, avalia Roxo, ressaltando que nos próximos anos as transações via Internet Banking devem superar as realizadas nas agências bancárias e nos terminais de auto-atendimento.

Por outro lado, ao se tratar da Economia Digital brasileira como um todo, uma das grandes incógnitas que paira sobre a enorme quantidade de usuários de Internet Banking no Brasil está ligada à discrepância deste número com a quantidade de e-Consumidores, que hoje representa a sua metade, ou seja, 13,2 milhões de brasileiros.

Uma vez que os usuários de Internet Banking já perceberam as benesses relacionadas ao conforto e comodidade dos serviços online, e se libertaram do temor de efetuar transações financeiras na rede, por que motivos eles anda não fazem suas compras via Internet?

Assim, o grande desafio de curto e médio prazo para a camara-e.net e seus associados do Comitê de Varejo Online está baseado na estratégia a ser adotada para a convergência dos usuários de Internet Banking em e-Consumidores ativos, praticamente dobrando o Comércio Eletrônico em nosso país.

Nenhum comentário: