domingo, 14 de junho de 2009

Campanha Presidencial de 2010 já está na Internet

Seguidores lançam seus candidatos favoritos na Internet. Partidos comemoram, mas negam ingerência…

Vota Brasil

Presença dos Principais Candidatos na Internet

Aecio 

 

 

 

 

 

 

Serra

 

 

 

 

 

 

Dilma

Fora dos prazos permitidos pela Justiça Eleitoral, a Campanha para a Presidência da República de 2010 transcorre livremente na Internet, lançando mão de ferramentas Web2.0, como Blogs, Twitter e Redes Socias. Graças à ajuda de simpatizantes, os principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto já são tema de blogs, comunidades e mensagens trocadas na rede mundial de computadores. Isso tudo a mais de um ano do início do prazo legal para que as campanhas sejam efetivamente colocadas na rua.

Partidos negam qualquer responsabilidade por slogans que se multiplicam na rede. Na prática, a ordem é não criar obstáculos, já que a manifestação de simpatizantes é liberada. O que a Justiça Eleitoral veda é o uso destes mecanismos por partidos e candidatos. Vale ressaltar que “oficialmente” ainda não existem candidatos para o pleito de 2010.

Dessa forma, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), já tem pelo menos seis blogs em apoio a sua candidatura. Ela supera os dois pré-candidatos do PSDB, os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais. Cada um deles é tema de quatro blogs.

Serra é campeão de registros no site de relacionamento Orkut, servindo de tema para 139 comunidades. Destas, 35 têm por objetivo atacá-lo. Já Dilma conta com 63 comunidades, sendo 11 contrárias a sua candidatura. E Aécio aparece em 111, 18 contra ele.

Serra também lidera a audiência na rede social Twitter. Apesar de haver apenas 9 registros com seu nome, contra 15 de Dilma, o tucano atrai quase 12 mil seguidores. Nos registros em apoio à petista, há menos de 1.000 seguidores. Já Aécio tem 500 seguidores para dois registros.

Autores

Tanto no lado petista quanto no tucano, o apoio virtual vem de longa data. O movimento pró-Serra na rede começou em 2007 com um blog ativo até hoje. O de maior popularidade, entretanto, é o mantido pelo Movimento Eu Quero Serra Presidente. De iniciativa de jovens ligados à Juventude do PSDB e DEM, ele existe desde janeiro.

Assim, tucanos e petistas já se preparam para utilizar a Internet na campanha do ano que vem.

No caso do PT, é grande a expectativa pela mudança nas regras de uso eleitoral da rede. Se for liberado, o plano é contratar um time especializado e estudar mecanismos de arrecadação online. "Vamos ter que contratar gente para fazer frente a essa guerrilha", afirma o secretário de Comunicação do PT, Gleber Naime.

Já o PSDB montou um grupo de trabalho e vem estudando as ferramentas a serem exploradas na eleição. "Os próprios Serra e Aécio cobraram do partido uma presença mais forte na Internet para divulgar as ações do partido. Não podemos ficar para trás", diz o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG).

Fonte: O Estado de S.Paulo – 14/06/09

Um comentário:

Unknown disse...

porque o nome de CIRO GOMES não aparece nesta pesquisa?
ele também é pré candidato.
grato pelo espaço.