terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Guerra dos Navegadores (Browser War) Continua

.

Após o largamente alardeado o lançamento do navegador Internet da Google, há menos de 12 meses, o Chrome já conta com 1,12% do mercado. Todavia, a grande vedete dos últimos meses tem sido o Firefox, da Fundação Mozilla, que já detém 21,53%, tendo ampliado sua participação em 21%, nos últimos 12 meses (seu marketshare era de 16,98% há um ano). O gráfico ao lado ilustra a evolução da participação de mercado dos principais navegadores, à exceção do Internet Explorer.

Uma vez que todos os outros navegadores ampliam as suas participações nos últimos anos, o Internet Explorer (IE) vem apresentando uma queda sistemática da participação de mercado desde 2002, quando se tornou o líder absoluto do mercado de navegadores atingindo 96% do mercado.

O relatório mais recente, publicado pela Net Applications em janeiro de 2009 (ilustrado abaixo - Relatório da Net Applications) mostra que a participação do Internet Explorer é de 67,55% atualmente, tendo sido de 75,74% há apenas um ano.

Todavia, o cenário ainda pode se reverter, pois o próximo grande episódio desta Guerra está próximo, e será marcado pelo lançamento da versão 8 do Internet Explorer.

Para deter os competidores, a Microsoft conta com o Internet Explorer 8, a ser lançado neste ano. "O IE vai voltar a crescer. Ele é o mais seguro e com melhor performance. Não falo de ser o mais rápido para ler uma página, mas para realizar toda uma tarefa, como chegar ao resultado de um jogo", diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, Diretor-Geral para Mercado de Consumo e Online da Microsoft Brasil.

Barbosa também elogia a competição, "boa para o usuário, pois incentiva a inovação".

Segue abaixo uma excelente representação gráfica da dos últimos episódios da Guerra dos Navegadores (Browser Wars):

3 comentários:

Unknown disse...

Eu uso o IE mesmo, por costume talvez, mas acho a guerra sempre positiva, pois estimula os fornecedores a se moverem! ter o mercado dominado por um fornecedor gera comodismo, que não combina com a tecnologia.

Gu Japinha disse...

Eu uso o FF por ser mais costumizavel. Mas gosto do IE e do Chrome. É a briga está ficando feia! rs. Bom para nós

Lundquist disse...

O que não entendo é o motivo de ninguém utilizar o Opera, é tão bom quanto firefox! Utilizo atualmente Opera, Firefox, IE7 e Chrome (Nesta Ordem).