segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Varejo Online terá crescimento de 25% no natal deste ano

Ampla variedade de produtos, praticidade de comparação de preços, facilidades de pagamento, comodidade na hora da compra e as grandes ofertas são exemplos das vantagens que conquistam cada vez mais adeptos ao Comércio Eletrônico e aquecem as vendas pela Internet neste natal.

A atual expansão do acesso à banda larga e o aumento da participação da “classe C” no mundo digital são fatores que têm impactado positivamente no crescimento desse mercado. Estimativas divulgadas pela e-bit e camara-e.net indicam que, entre 15 e 24 de dezembro, as vendas on-line chegarão a R$ 1,35 bilhão, 25% superiores às do mesmo período de 2007.

Os números levantados pela e-Bit comprovam que, cada vez mais, os consumidores brasileiros estão derrubando os medos e restrições que tinham em fazer suas primeiras compras pela Internet. E a tendência é de crescimento contínuo, já que depois da primeira experiência o internauta percebe quais são as reais vantagens de realizar transações eletrônicas seguras, com melhores preços e mais conforto.”, ressalta Manuel Matos, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net.

O mecanismo de compra oferecido pelo Comércio Eletrônico está suprindo cada vez mais as necessidades e exigências dos usuários, as lojas on-line estão investindo intensivamente em novas ferramentas de venda, sistemas atualizados e de fácil navegação, tempo de entrega, atendimento ao cliente e logística, transformando o Comércio Eletrônico em um canal ainda mais atrativo para consumidores que ingressam em massa na web.

Por fim, a Internet vem se mostrando uma excepcional oportunidade de negócios para o Micro e Pequeno Empresário, que tem neste segmento a possibilidade de expansão de suas vendas para além dos horizontes de seu bairro. Neste caso, o ponto mais importante a ser levado em consideração para um planejamento de sucesso das MPEs, quando da entrada no comércio eletrônico é o foco no atendimento à demandas de nicho, pois, neste caso, as MPEs conseguem manter um diferencial competitivo em relação aos grandes varejistas.

O enxoval necessário para a adequada preparação das MPEs com relação à Economia Digital é apresentado pelo Ciclo MPE.net (www.ciclo-mpe.net), que em sua edição de 27 de novembro de 2008 comemorou os 10 anos do Comércio Eletrônico no Brasil.

Para saber mais sobre enorme oportunidade de negócio das MPEs na Economia Digital, veja o vídeo abaixo, veiculado no programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios:


2 comentários:

Jaime Mendes disse...

Olá Gerson,

trabalho na área comercial da editora Zahar e ratifico suas informações a respeito do crecimento do comércio na web. No caso dos livros, tenho clientes que, na metade deste ano de 2008, já tinham superados as compras de todo ano de 2007. Acho que a tendência, mesmo com a crise, é que o crescimento na web se mantenha.

Iniciei um blog recentemente e, se tiver curiosidade, o endereço é http://www.livroslivrariaselivreiros.blogspot.com/

Até a próxima

Gerson Rolim disse...

Caro Jaime,

Certamente teremos várias razões para comemorar mais este Natal na web no Brasil. Em meu próximo artigo, mostrarei que a Black Friday americana também mostra que a Web está sendo a salvação da lavoura, neste momento em que a crise do sistema financeiro se espalha por outros segmentos econômicos.

Acessei seu blog e curti muito, parabéns! Já o linkei em meu Blog, fique à vontade para linkar o meu também.

Abraços e não perca o artigo sobre a Black Friday, publicado ainda hoje.

Cheers,
Gerson Rolim
camara-e.net