quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O impacto do novo Internet Explorer no seu negócio – uma boa oportunidade

O Internet Explorer, navegador mais utilizado do mercado, sinônimo de Internet para a maioria dos brasileiros, está chegando à sua oitava versão e trazendo avanços que poderão transformar o modo como as pessoas navegam na rede. Este lançamento está previsto para o início de 2009, trazendo novidades para toda a indústria. Assim, é importante que usuários e profissionais de Internet estejam atentos para as suas novas funcionalidades.

Na perspectiva do consumidor, as principais melhorias trazidas pelo novo Internet Explorer 8 (IE8) são: 

Navegação: Antes do IE8, quando um consumidor se deparava com um texto na Internet, citando um produto de seu interesse, a obtenção de mais informações exigia os seguintes passos adicionais:

1. Selecionar o nome do produto
2. Copiar o nome do produto (Ctrl+C) 
3. Abrir uma nova janela
4. Acessar o site de e-commerce 
5. Colar o nome do produto (Ctrl+V)
6. Pesquisar o produto 
7. Voltar ao site onde estava para seguir sua navegação

Após o lançamento do IE8, todavia, os consumidores contarão com uma nova funcionalidade baseada nos Aceleradores: Assim, bastará selecionar qualquer palavra no próprio site para acessar imediatamente uma série de serviços on-line relacionados ao assunto. Estes serviços podem incluir, por exemplo, pesquisar o melhor preço de um produto com apenas um clique.

O acesso a informações como notícias ou promoções, também foi melhorado, facilitando o
recebimento de atualizações a qualquer momento. Neste caso, a novidade é o Web Slices, uma espécie de feed, como o RSS, que permite exibir as notícias, mantendo a sua diagramação original, suas imagens e animações. Assim, pode-se obter informação sobre uma nova oferta, ou novo comentário sobre um produto sendo pesquisado em tempo real, sem mudar de site.
  • Impacto para seu negócio #1: os principais sites do Brasil já estão produzindo Aceleradores e Web Slices. Estas ferramentas de acesso às mais diversas informações terão destaque na Galeria de Ferramentas do IE, no site da Microsoft, dando maior visibilidade e tráfego aos portais que as implementarem. O desenvolvimento é muito simples, e todas as instruções estão disponíveis na Internet – o eBay, por exemplo, desenvolveu a sua Web Slice em apenas uma hora. 
Busca Visual: Seguindo a máxima de que “uma imagem fala mais do que mil palavras”, o resultado da busca do IE8 agora permite ver as imagens do produto buscado, ao invés de apenas mostrar os tradicionais “links azuis”. Há ainda a possibilidade de trocar o provedor de busca com um simples clique do mouse, por meio do novo campo de busca do IE8.
  • Impacto para seu negócio #2: o desenvolvimento de um mecanismo de Busca Visual usando essa nova funcionalidade do IE8 amplia a visibilidade de produtos e serviços por meio da inclusão destes no menu de buscas do Internet Explorer, sejam eles produtos, bens de consumo, informações ou entretenimento. Sites como Amazon e Wikipedia já são benchmarks de Busca Visual para IE8.
Segurança e privacidade: o IE8 traz diversas inovações de segurança. Uma novidade inédita, neste cenário, é a proteção contra ataques de Script Entre Sites (XSS) – ataque este atualmente bastante freqüente na Internet. Outra importante inovação é o inPrivate, funcionalidade desenvolvida para garantir que os sites visitados não sejam registrados no histórico de navegação, Assim o comportamento na web não será registrado por cookies, permitindo uma navegação anônima.
  • Impacto para o seu negócio # 3: o uso de cookies para identificar o cliente terá que ser feito com muito critério e sempre pensando em oferecer vantagens aos clientes. Se o cliente perceber que em seu site ele recebe vantagens por ser tratado de acordo com seu perfil, ele não terá razão para usar o inPrivate, restringindo o uso da função a sites que por ventura não respeitem a sua privacidade e mostrem mensagens invasivas. Além da proteção da privacidade de navegação, as inovações em segurança do IE8 contribuem para um ambiente cada vez mais seguro no comércio eletrônico, fato que trará benefícios a todos. 
Da perspectiva dos desenvolvedores de sites, o IE8 traz muitas novidades, mas talvez a principal delas seja a seguinte:

Conformidade com o padrão W3C: o suporte ao W3C (ARIA - Accessible Rich Internet Applications - http://en.wikipedia.org/wiki/Accessible_Rich_Internet_Applications) significa que o IE8 está adotando um padrão internacionalmente reconhecido na Internet. A idéia é facilitar a vida dos desenvolvedores, que podem desenvolver apenas uma versão do site com a certeza de que funcionará em todos os diferentes navegadores que adotam o padrão. Leia mais em http://code.msdn.microsoft.com/Release/ProjectReleases.aspx?ProjectName=ie8whitepapers&ReleaseId=564
  • Impacto para o seu negócio #4: é importante garantir, neste período de transição ao W3C, que seu portal esteja compatível com o IE8. Há uma solução de curto prazo muito simples de ser implementada, que corresponde à inclusão de apenas uma linha de código, chamada de “Tag de Compatibilidade”. Essa é uma solução transitória que dará tempo às suas equipes de desenvolvimento para trabalhar mais pormenorizadamente a compatibilidade do site ao W3C como um todo.  Desta forma, certamente a compatibilidade com o W3C é o “impactos para o seu negócio” mais importante no curto prazo, pois a adequação dos sites irá garantir a manutenção da boa experiência de navegação para os usuários do IE8
O Internet Explorer 8 está na sua versão beta, e já a versão beta com mais adeptos do história dos navegadores da Microsoft. Seu lançamento em versão definitiva está previsto para os primeiros meses de 2009.

Veja nos novos recursos do IE8 em ação: 

Recursos e aulas para sua equipe de desenvolvimento, e esteja pronto para o lançamento: 

Por Pedro Bojikian, gerente de produto da Microsoft, e Gerson Rolim

2 comentários:

Jaime Mendes disse...

grande notícia, Gerson! Assim não tem crise que atrapalhe o e-commerce.

abraço

Unknown disse...

O lado bom e ruim da Internet.. tudo muda o tempo todo.. e não podemos parar..

vou dar uma pesquisada nestas infos, confesso que não parei ainda pra analisar o IE8 com mais detalhes.