terça-feira, 14 de outubro de 2008

Murmure e o Midomi reconhece sua música


Midomi (www.midomi.com), mais uma startup do Vale do Silício (Califórnia), é a responsável por um interessante serviço de busca musical. O serviço está disponível via Internet ou via Smartphones.

Isto mesmo, basta murmurar ou cantar uma música para que o Midomi a reconheça e informe o seu título, cantor e demais informações. Assim, se você lembra-se de uma canção, mas não sabe seu nome, o Midomi é a solução.

Além disso, a ferramenta permite identificarmos todos os outros usuários que “murmuraram” a mesma música, mostrando inclusive aqueles que o fizeram de forma mais parecida.

Esta ferramenta é mais um excelente exemplo da miríade de novas funcionalidades que a convergência entre a telefonia celular, a Internet e o entretenimento podem tornar disponíveis. A partir da criação do Midomi, ou do Shazan (aplicativo com objetivo similar), nunca mais vamos ficar sem saber o nome ou o cantor “daquela música que ouvimos”, mas não lembramos onde, nem quando.

Outra forma sensacional de usar o Midomi é utilizá-lo para “ouvir” o jingle daquele comercial de TV que gostamos tanto, mas não conseguimos identificar a canção original. Basta colocar o celular no auto-falante da TV, que o Midomi identificará a música imediatamente.

A tecnologia foi desenvolvida pelos fundadores da empresa, dois PhDs de Stanford, Keyvan Mohajer e Majid Emami, que a denominaram MMARS (Multi-Modal Adaptive Recognition System).

Um comentário:

Daniel disse...

belo exemplo de coisas inicialmente estranhas que surgem na Internet e que com o tempo acabam sendo usados para outras funcionalidades. Uma evolução natural é usar algoritmos como este para reconhecimento descente de voz, de palavras, textos inteiros.
Realmente gostaria de entender com mais detalhes como o algoritmo funciona e qual a % de acerto!

Eu fiquei muito tempo atras de duas músicas. A abertura do globo reporter e a abertura do globo espetacular!
Já achei as duas, mas tinha esta curiosidade deste o período pré Internet.
Quem sabe se esta duvida surgisse hoje não teria descoberto em poucos instantes com o farefa... ops.. midomi! :D