quarta-feira, 30 de julho de 2008

“Social Search” – Motores de Pesquisa se rendem aos rankings e comentários na web

.
O vídeo abaixo mostra a nova interface similar à do Digg em desenvolvimento pela Google. A partir desta nova abordagem do tema Ferramentas de Pesquisa na Web, a Google pretende aproveitar a colaboração da Web2.0 para refinar os resultados de seu principal serviço, o motor de pesquisas.

Basicamente, será criada uma interface que permitirá aos usuários votarem nos resultados que melhor atenderem às suas pesquisas, criando um ranking para os melhores conteúdos e excluindo aqueles de menor ou nenhuma relevância.

Além da votação, também está sendo testada a inclusão de comentários de usuários, o que certamente contribuirá para a melhoria do Algoritmo de Pesquisa do Google Search, por meio de funcionalidades longamente aprovadas pela Internet em sites como o Digg, Del.icio.us e Reddit, entre outros, que permitem o comentário em artigos e notícias da Web.

A novidade encontra-se em fase de testes e avaliação e, caso o feedback seja positivo, dentro em breve esta funcionalidade estará disponível no site experimental do Google Search, onde será possível optar por usar a nova versão da ferramenta.

Um comentário:

Unknown disse...

Bacana esta nova funcionalidade! Apesar de ter um algoritmo que devolve rapidamente as opcoes de consulta, ainda temos muita dificuldade de encontrar o que se deseja, entre muito lixo que vem junto. novas funcionalidades de comentarios, de gerenciamento das buscas serão funcionalidades muito usadas e com excelente aceitação!